segunda-feira, 25 de maio de 2009

O twitter tá bombando!


Parece que desde a semana passada, a mídia tem prestado mais atenção às redes sociais da internet. Em especial, ao twitter, que tem atraído, além de uma multidão de seguidores (os followers), muitos famosos. Vários veículos de comunicação têm discutido a abrangência dessas ferramentas e suas novas possibilidades. Apesar de saber que por trás de todos os fenômenos da internet existem estratégias de divulgação que podem pautar os grandes meios, percebemos muitas possibilidades interessantes no twitter. E não poderíamos deixar de falar nele, pois de qualquer forma, o twitter virou POP!



Eu e a Alexia tamos lá. Pode seguir!



Twitteres (isso existe?) da Marisa Orth, Fernanda Young, Scarlett Johansson e Scarlett Johansson. Ahn?


O mais interessante na rede de 'microblog' é que é como se fosse um msn gigante, com a galera do mundo todo. E é uma forma de atualização em tempo real que pode ser personalizada (você não precisa seguir todo mundo). Mas a graça, é claro, é ter o máximo de "seguidores" possível. A imprensa pode disseminar idéias, os marketeiros vendem, professores utilizam o twitter para tirar dúvidas, artistas divulgam suas agendas. Há milhares de possibilidades. É o que se diz: a ferramenta taí, o bem ou o mal vão depender do uso que o ser humano fizer disso.



"The twitter song", fazendo a dança do twitter...


Outra coisa legal é que é tudo instantâneo. As atualizações acontecem em segundos e dificilmente você vai voltar pra ler o que foi escrito há "1 minuto atrás". É a dinâmica da coisa. E você pode colocar insights que teve naquele momento. Porque ninguém vai voltar a ler aquilo amanhã. O cúmulo do efêmero. Mas também, uma forma de relacionamento menos estática na internet. E ninguém precisa ter acesso às suas fotos, informações pessoais, etc, a não ser que você divulgue.



Falando em relacionamento... "Twitter love", haha.

LINKS

Se você quer saber, passo a passo, como usar o twitter, aqui tem um tutorial, escrito pela Ana Estela de Souza Pinto, do blog Novo em Folha. Nesse blog também tem um post interessante sobre os usos jornalísticos da ferramenta. E aqui, uma matéria que diz que um acidente na Holanda foi divulgado no twitter, antes da imprensa. Ironicamente, cheguei nesses links através do twitter da Ju Sayuri, minha veterana. Ah, tem também esse post do Interney, que talvez seja mais pop que o twitter, no qual ele "conta o segredo" pra ter milhares de seguidores na rede social.


O já ícone do twitter: "sigam-me os bons!"

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei a "Twitter Love"!!!