quinta-feira, 7 de maio de 2009

Literatura WILD(E)


Mesmo quem nunca leu o romance mais famoso do escritor irlandês Oscar Wilde (sim, o cara que inspirou o nome do blog): “O Retrato de Dorian Gray”, já ouviu falar sobre esse tal Dorian Gray em algum lugar. Seja no filme “A Liga Extraordinária”, de 2003, com o Sean Connery, que traz vários personagens da literatura britânica, entre eles um Dorian Gray moreno interpretado pelo ator Stuart Townsend (é, o Lestat do filme “A Rainha dos Condenados”), ou em algumas letras de músicas, como “Tears and Rain” do James Blunt, “New Tattoo” do Motley Crue ou “Narcissist” do Libertines.

O filme e seu Dorian Gray.
Apesar do Dorian original ser loiro, esse não perde no quesito beleza. ;)

Dorian Gray é conhecido, em geral, por sua beleza e por nunca envelhecer. Mas o livro do qual esse personagem faz parte fala sobre muito mais coisas que simplesmente beleza e juventude eterna. Coisas como a alma, a vida, a sociedade, o hedonismo, a perfeição, entre outras. E, esse livro também tem frases monumentais, dignas se serem anotadas, e citadas incansavelmente.

Assim sendo, a gente resolveu dar cinco razões – ou citações do livro, falando mais ao pé da letra – para quem nunca leu “O Retrato de Dorian Gray” resolver encarar o livro.
E quem já leu o livro pode nos ajudar a convencer a galera que ainda não leu a ler, deixando suas próprias citações prediletas nos comentários desse post!!!


TOP 5 [WILD] citações do livro “O Retrato de Dorian Gray”:

1. “A beleza dispensa explicação.”

2. “A pior coisa deste mundo, o pecado para o qual não há perdão (...) é o tédio.”

3. “Hoje, essa gente sabe o preço de tudo e o valor de nada.”

4. “Quando somos felizes, sempre somos bons; mas, por sermos bons, nem sempre somos felizes.”

5. “A única maneira de se livrar de uma tentação é ceder-lhe.”

É claro que nossas citações escolhidas não irão agradar a todos. Como já diria nosso profeta Oscar Wilde (acima): “Todo efeito que causamos nos arranja um inimigo. Só é popular a mediocridade".

Ok, fomos blasé agora só para poder citar mais uma frase do livro... a gente confessa. XD


Nenhum comentário: