sábado, 11 de julho de 2009

Tanabata em Wonderland ou Wonderland no Tanabata!?





No fim de semana passado aconteceu em Ribeirão Preto o 16º Festival Tanabata, de cultura japonesa, no Morro do São Bento, realizado pela Secretaria da Cultura, com a participação da Associação Cultural Japonesa de Ribeirão Preto, Associação Nipo Brasileira de Ribeirão Preto e Templo Budista Tohoku Nambei Honganji.

O Festival traz vários aspectos da cultura japonesa, como mitos, danças, músicas, costumes, artesanato, culinária, artes marciais, e chegou a receber, segundo estimativas, cerca de 70 mil pessoas durante os três dias de evento.

O mito por trás desse Festival é muito bonito. Segundo a lenda, uma princesa chamada Orihime e seu amado Kengyu ao se conhecerem dedicaram-se apenas ao amor, esquecendo-se completamente de suas obrigações. Por este motivo foram castigados pelos deuses, sendo transformados em estrelas e separados em extremos opostos da Via Láctea. Contudo, para aliviar a dor dos apaixonados, foi concedido a eles um único dia no ano em que poderiam se encontrar (o sétimo dia do sétimo mês do ano), que é quando se comemora o Festival Tanabata, que significa Festa das Estrelas.

O que deixa o Tanabata ainda mais divertido são os Cosplayers, que são pessoas que se vestem como personagens de livros, filmes, jogos, animes, e por aí vai... esse ano teve até um Cosplay de Michael Jackson, homenageando o astro. Mas, os que chamaram mesmo a atenção do nosso blog foram os cosplayers que resolveram homenagear “Alice no País das Maravilhas”. Vimos por lá Alices, Rainhas de Copas e até uma Chapeleira Maluca, que nos deixou fotografá-la:



Não é a toa que Wonderland tenha invadido o Tanabata, já que, além de “Alice no país das maravilhas”, criação do escritor inglês Lewis Carroll, sempre ter sido cultuada por crianças pequenas e crianças crescidas, agora a história é febre total entre fãs de literatura e cinema, com a expectativa do lançamento da versão de Alice feita por ninguém menos que o criativo e fantástico diretor de cinema Tim Burton. Como se não bastasse, o filme ainda traz o grande camaleão de Hollywood, Johnny Depp, como o Chapeleiro Maluco (preciso dizer que eu SEMPRE sonhei com esse filme! Para mim será como um presente particular... hehe). Infelizmente, até agora não tem muita coisa do filme pela internet, até porque está em produção, mas nós do Be Wild, Dear! estamos com as anteninhas bem ligadas para o assunto, e assim que pintar algo a gente posta aqui!


As fotos divulgadas até agora do filme de Burton.


Além de invadir o imaginário das pessoas, “Alice no país das maravilhas” já invadiu também acessórios de diversas formas e até mesmo o guarda-roupa da galera. Existe uma loja todinha inspirada na história, dá uma olhada no site: http://www.alicedisse.com/home?vmcchk=1

E, já é possível encontrar peças de roupas com Wonderland como tema, olha só que lindas:

Nenhum comentário: