quarta-feira, 15 de julho de 2009

E com vocês: Quentin Tarantino!!!



Como prometido, o vencedor da nossa enquete “Qual é o diretor de cinema mais POP?” ganharia um post, e nada melhor e mais prazeroso que escrever sobre nosso querido Quentin Tarantino, que venceu nossa enquete com 50% dos votos.
E não é só o pessoal que visita o Be Wild, Dear! que acha que Tarantino é um ícone POP não, porque o diretor já ganhou esse título pelos meios de comunicações à fora mais de uma vez!
Ele é assim: ou se ama, ou se odeia! Muita violência? Muito palavrão? Muitas piadinhas non-sense e diálogos longos e rápidos? Roteiros confusos? Pois é... quem o odeia o odeia por isso, e quem o ama, também o ama exatamente por isso! Haha

Tarantino por LaChapelle.

O garoto do Tennessee, que estudou atuação e começou trabalhando numa vídeo locadora, passou a se dedicar a escrever roteiros aos 22 anos, e desde então ele veio desconhecendo cada vez mais o que é o anonimato. O primeiro roteiro que Tarantino vendeu, “True Romance”, foi lançado em 1993, e esse roteiro lhe rendeu incentivos para que ele fizesse posteriormente o filme “Cães de Aluguel” (1992), escrito e dirigido por ele. Depois disso, não passou muito tempo para que Tarantino criasse seu grande marco no cinema e revolucionasse de alguma forma a indústria cinematográfica. Em 1994 foi lançado o filme “Pulp Fiction”, com roteiro e direção de Tarantino, um filme independente com atores conhecidos como John Travolta e Bruce Willis que fez tanto sucesso que chegou até a ganhar o Oscar de Melhor Roteiro Original, além da indicação para Melhor Filme. “Pulp Fiction” também abocanhou a Palma de Ouro do Festival de Cannes em 1994, e mostrou para a indústria cinematográfica toda que filmes independentes também podiam ser rentáveis! Ou você achava que o investimento de grandes estúdios de cinema em estúdios menores paralelos para o desenvolvimento de filmes independentes surgiu do nada!? HAHA


Daí para frente Tarantino já se envolveu em diversos projetos, como diretor, roteirista, ator e produtor de filmes, já teve casos com a atriz Mira Sorvino e a diretora Sofia Coppola, transformou a atriz Uma Thurman em sua musa e provavelmente já ganhou muita grana!

Seus trabalhos mais recentes foram o “Grindhouse”, um projeto criado junto com o diretor Robert Rodriguez em homenagem aos filmes de horror dos anos 70, que englobou os filmes “Death Proof”, dirigido por Tarantino, e “Planet Terror”, dirigido por Rodriguez e com Tarantino no elenco, dois filmes MUITO divertidos que de terror mesmo têm só a violência e a escatologia, porque fazem qualquer um dar altas gargalhadas. E seu último filme, com data de lançamento prevista pra outubro - ao menos por aqui – “Bastardos Inglórios”, que traz o ator Brad Pitt no elenco. Tá curioso(a)!? A gente também!

Não é à toa que os filmes de Quentin Tarantino são tão divertidos, pois ele adora e se diverte muito com o que faz! Ele costuma dizer: "Eu nunca freqüentei a escola de cinema. Eu freqüentei o cinema". Tá aí, são filmes de um cinéfilo para outros cinéfilos! Seus filmes cheios de referências à Cultura Pop em geral, como também à filmes de diversos estilos e épocas, inclusive filmes do próprio diretor, são como presentes para os aficcionados por cinema e Cultura Pop, que se divertem catando cada pista, ligando cada referência e criando teorias malucas depois sobre o “universo tarantiniano”.


Filmografia apenas como diretor: (para ver mais)

1987 - My Best Friend's Birthday
1992 - Cães de aluguel
1994 - Pulp Fiction - Tempo de violência
1995 - Grande Hotel
1997 - Jackie Brown
2003 - Kill Bill: Volume 1‎
2004 - Kill Bill: Volume 2
2005 - Sin City - A cidade do pecado (diretor convidado)
2007 - Grindhouse - Death Proof
2008 - Inglorious Bastards

Nenhum comentário: