quarta-feira, 1 de julho de 2009

Qual é a cor do amor?



Talvez seja o frio que pede músicas tristes e bebidas quentes ou bons filmes com pipoca. Talvez seja a expectativa ou a desistência do amor. Talvez, talvez, talvez... Talvez esse seja um bom momento para um bom post sobre nada menos, nada mais, que o velho amor.
E para falar de amor preferimos usar palavras que não sejam nossas, porque assim tudo parece ficar menos confidencial, e nossas identificações se misturam com aspirações. A gente prefere fingir que sempre esteve de bem com esse sentimento que todo mundo tenta desvendar, descrever e entender, mas que ninguém consegue exatamente.
Eis que nossa forma de falar de amor será um TOP 5 melhores declarações de amor em filmes que enchem nossos corações de falsas esperanças e nossos olhos de lágrimas! Hehe

O primeiro filme, “Antes do Amanhecer”, faz com que uma situação comum (ou nem tão comum) se torne uma pequena grande história de amor, de um amor palpável, eterno enquanto dura, e com gostinho de quero mais, não só para as personagens como também para os espectadores. Nessa primeira parte da história dois jovens, um norte-americano e uma francesa, se encontram em um trem na Europa, começam a conversar e resolvem passar uma noite juntos passeando por Viena, já que cada um pegaria um destino diferente na manhã seguinte, é claro que eles se apaixonam, e na despedida marcam de se encontrar depois de alguns meses, o que fez com que todo mundo ficasse curioso no final do filme. Eis que todos tiveram seus desejos atendidos quando saiu a continuação, “Antes do Pôr-do-sol”, que além de um reencontro mais maduro e amargo do casal (não, eles não se reencontraram na data marcada no final do 1º filme, mas sim apenas muito tempo depois), que ao estilo do anterior passa a tarde passeando por Paris e conversando, também nos trouxe uma das melhores declarações de amor do cinema, quando Celine toca e canta para Jesse uma canção que ela fez falando sobre a única noite que os dois tiveram juntos:




Geralmente aquele período pré Natal sempre faz com que Hollywood lance aqueles filmes para nos relembrar o famoso “espírito do natal”. Eis que um desses filmes, o “Simplesmente Amor”, nos trouxe, dentro do espírito do Natal, uma das melhoras declarações de amor do cinema também: http://www.youtube.com/watch?v=NBmr86X3zMs (o vídeo não pode ser incorporado...)

Adaptações de livros para o cinema são sempre complicadas, principalmente de clássicos da literatura. É por isso que é sempre aconselhável ler o livro, antes ou depois de assistir o filme, e geralmente o resultado é achar que o filme não chega nem aos pés do livro ou que é um bom complemento do livro. O filme “Orgulho e preconceito”, adaptado do romance da escritora britânica Jane Austen, se encaixa no segundo resultado que citei. O livro tem muito mais coisa que o filme, mas a sétima arte serve para dar mais emoção ao enredo com belas fotografias, músicas e boas interpretações. Além disso, o filme trás uma das melhores cenas de declarações amorosas (seguida de uma bela discussão), daquelas que dá vontade de se levantar da poltrona e sair do cinema, porque soa quase como um insulto aos corações mais sensíveis... hehe:

Ah, vale dizer que a cena fica melhor dentro do contexto do filme inteiro, e para quem tiver dificuldade em entender o rápido inglês britânico do vídeo desse post, pode ver a cena com legenda aqui http://www.youtube.com/watch?v=GXuziOJBISE


Comédias românticas são como pragas no cinema Hollywoodiano, se proliferam que é uma coisa, nunca acabam, e na maioria das vezes só existem para ocupar espaço e encher o saco, mas, vira e mexe surgem algumas que realmente funcionam muito bem na telona, mesmo que não tragam nada muito inovador. “De repente é amor” é uma dessas comédias, leve, nos faz rir e chorar ao mesmo tempo, fofa e conseguiu o mérito de fazer parte da nossa lista das melhores declarações em filmes:





Bom, os adolescentes também amam, e a maior prova disso é a comédia romântica adolescente mais pop de todos os tempos “10 coisas que eu odeio em você”. Esse filme virou febre assim que saiu, e todas as meninas do colégio tinham o poema do filme colado no fichário ou caderno, e suspiravam pelo Heath Ledger e seus cabelos encaracolados. É suave, é teen, mas, tem coisa melhor que amor de colegial!? É por isso que é dele a última melhor cena de declaração amorosa do nosso TOP:



Um comentário:

Nessa - *Tiny Dancer* disse...

Sou apaixonada por "Orgulho e Preconceito", amei o filme, comprei o livro, li duas vezes, comprei o dvd assisti de novo. Fixação totaaaal.hahahahaha

Exemplificou bem todos os filmes!
Adorei.

=D

Beijooo.